A criança não tem a mesma capacidade que o adulto para se expressar. Agressividade, birras, xixi na cama, dificuldades em dormir ou comer, choro fácil, apatia, são muitas vezes a forma de manifestar que algo pode estar a gerar sofrimento. A desvalorização destes e outros sinais ou sintomas pode comprometer um desenvolvimento harmonioso e saudável da criança.
Todos estamos a contar com a doença física, as conhecidas “ites” (infeções da infância), mas ninguém espera que o seu filho adoeça psicologicamente.
A parentalidade consciente e informada é uma forma de prevenir o aparecimento de doenças e perturbações infantis do foro mental, que podem comprometer o bem-estar e desenvolvimento da criança.
A psicologia tem por base várias abordagens cognitivo-comportamentais, que promovem uma parentalidade mais eficaz na promoção de relações familiares saudáveis e no suporte ao desenvolvimento adequado e adaptativo das crianças
Apoiar os pais e cuidadores no seu papel fundamental no desenvolvimento das crianças, é também o nosso objetivo, promovendo assim, práticas parentais positivas, intervenções preventivas e suporte emocional. O acompanhamento psicológico pode ajudar a criar um ambiente mais seguro, acolhedor e positivo para as crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo.
